domingo, 14 de junho de 2015

Segunda-feirafobia



Ola!

Final de semana acabando, segunda-feira logo ali... e mais uma semana de labuta se aproxima.

Você já parou para pensar como essa rotina (esperar o "fds", viver as 48h do "fds" sofrer com o fim do domingo e vislumbrar mais uma longa semana até o próximo "fds") é maçante? Tenho certeza que sim.
Para muitos, o inicio de uma nova semana e o fim de mais um período de descanso nem é tão enfadonho assim. Para outros, a sensação é de estar "andando em círculos" e imaginar que passou tão rápido causa até fobia de acordar na segunda-feira e ter de encarar tudo de novo.
A questão é: O círculo vicioso existe, mas o que realmente conta nisso tudo?

O que quero dizer, a reflexão que te convido a fazer nesse momento é muito simples: O que você tem feito nesse período? Têm aproveitado a vida, têm desperdiçado a vida? Não tem feito porra nenhuma? Já parou para pensar que são 48 horas que por algum motivo obscuro passam numa velocidade totalmente diferente dos demais dias úteis? O que você têm feito realmente te satisfaz quando você deita a cabeça no travesseiro para dormir?

E suas segundas-feiras? Como são? Mau-humor? Aquela sensaçãozinha de que você é um robô ou aquela sensação de "meu, to pronto para encarar o dia"?!

Nem sempre dá para fazer tudo que realmente queremos, aproveitar ao máximo. Tem gente que consegue, e faz dos fds verdadeiras "aventuras" e momentos inesquecíveis. Em contrapartida tem pessoas que estão tão cansadas, exaustas mesmo por causa do trabalho, stress, problemas, a loucura do dia-a-dia que simplesmente só querem uma cama e nada mais. Ou mesmo você está submerso numa densidade tão grande de problemas, neuras e dores da alma que simplesmente quer se manter longe.

Independente de como seja o seu final de semana (ou dia de folga no meio de semana para quem tem escala de trabalho diferenciada), espero que seja bem vivido, pois a vida é uma só, e o tempo desperdiçado não volta. Como disse, nem sempre temos grana para curtir um cineminha, sair todo o tempo com os amigos ou mesmo comer aquela pizza gigante vendo TV. Talvez a família ou quem se ama está longe e não pode estar presente.

Se constantemente você tem aquela depressão ao pensar no fim do domingo e chegada do início da semana, tem algo errado. Que tal ouvir uma voz que tem dentro de você e começar a fazer um pouco do que você gosta? Ou mesmo descobrir novos gostos? Do contrário você está submerso até a cabeça na rotina e realmente estará "correndo atrás do próprio rabo" no final das contas.

Confesso que eu me sinto assim muitas vezes (com aquele gostinho amargo ao ver o Fantástico). Mas esse final de semana resolvi fazer algo novo e simples: Cozinhar. E gostei! Sempre fui uma negação na cozinha por pura preguiça mas descobri o quão revigorante, prazeroso e terapêutico é fazer algo novo, descobrir uma nova "habilidade". Foi massa! Minha mulher amou e apesar de todos os problemas nosso fds foi leve, divertido e gratificante. Acho que curei minha "segunda-feirafobia" dessa vez.

Se você estiver como eu: falido, doente, problemático e/ou com mais "adjetivos", faça algo novo, ou resgate algo do passado que te fazia sorrir, vibrar, sentir-se vivo. Não tem dinheiro? Leia um bom livro, descubra uma banda nova do seu gênero musical preferido (ou descubra novos gêneros musicais que acabe se identificando), veja aquele filme que já foi visto umas 150 vezes e em todas você caiu na gargalhada, se emocionou ou se borrou de medo.

Aproveite sua vida e vá mau-humorado para o trabalho na segunda-feira sim, porque só no mundo de Alice o transito e transporte público não enlouquecem ninguém. Mas que toda vez que você se lembrar de como foi o sábado e domingo, automaticamente venha um sorrisinho no canto da sua boca que só você saberá o que é...

Um comentário: